Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Tecnologia durante etapa de concretagem é destaque em obra do Workspace Brigadeiro, da Invespark


Obra utiliza gelo em concreto para evitar fissuras em concretagem de grande volume.

O empreendimento Workspace Brigadeiro, último e mais moderno lançamento comercial da Invespark Empreendimentos Imobiliários, concluiu a contenção lateral e a escavação dos quatro subsolos, dando início então à execução das fundações. Tanto as fundações quanto a supraestrutura exigem um planejamento executivo detalhado da concretagem, controle rigoroso e alta tecnologia construtiva, dada a quantidade de concreto e cimento consumidos na obra. “A união de todas as concretagens define o conjunto estrutural, responsável pela estabilidade global do edifício. A partir de então é possível realizar todas as atividades de acabamento dando ao empreendimento as características percebidas pelo consumidor final”, explica o engenheiro civil Fábio Pereira Mejardo, um dos responsáveis pela obra do empreendimento.

Em uma das etapas da concretagem – a fundação – foi realizada a execução de uma sapata com dimensões de 12m x 17m x 2,5m, na qual foi aplicado um volume total de 510m³ de concreto. Segundo Fábio, esse material será responsável pela absorção da maior parte dos carregamentos do edifício. A grande quantidade de concreto aplicado na sapata ocasionará a liberação de grande quantidade de calor, decorrente das reações químicas de pega do concreto. Mesmo com o controle tecnológico de temperatura, será possível atingir até 70ºC. Para garantir o resfriamento, a equipe de engenharia realizará uma atividade técnica complexa, exigida em casos específicos de estruturas com grande volume.

“Desde o processo matemático, até o controle físico ‘in loco’, trabalhamos com diversas variáveis, sendo uma delas a própria temperatura ambiente no dia da concretagem”, continua Fábio. Ele explica que, caso o dia esteja muito quente, será necessária a inclusão de gelo na dosagem do caminhão antes de seu lançamento. Já um dia frio requer um cuidado ainda maior, pois se o resfriamento acontecer além do necessário, as reações químicas da pega não acontecem. “Tudo isso sem mencionarmos as impurezas e demais características que existem nos agregados constantes no traço”, destaca o engenheiro. O processo é importante para evitar trincas e fissuras decorrentes da diferença existente entre a temperatura do concreto e a temperatura ambiente.

Entre os maiores desafios da construção do Workspace Brigadeiro, está a realização da obra em um terreno de 1.400m², com quatro andares de subsolo. O prazo de execução também se configura um desafio real. O cronograma prevê um tempo aproximado de 13 meses para a realização da concretagem de todas as estruturas (fundação, blocos, baldrames, pilares, vigas e lajes). “Uma obra desse porte, no centro de Curitiba, também representa um desafio, pois existe a questão logística e de horários. No entanto, o gerenciamento pontual desses processos garante o sucesso do empreendimento”, finaliza Fábio.