Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Toda a versatilidade do cimento queimado

Prático ao extremo, o cimento queimado nunca sai de moda e agrada aos mais variados públicos e estilos: rústico, contemporâneo, praiano. Apesar de ter “queimado” no nome, não envolve nenhum processo de queima. “O cimento queimado é uma cobertura feita à base de cimento, água e areia sobre um contrapiso. Com a argamassa ainda úmida, mistura-se pó de cimento à superfície e, alisando com uma desempenadeira para nivelar, cria-se o chamado efeito ‘queimado’ do cimento: liso, nivelado e brilhante”, explica a arquiteta Gisela Carnasciali Miró.

Aplicação
Versátil e resistente, o piso de cimento queimado pode ser aplicado em diversos ambientes, tanto interno quanto externo. A única ressalva que a arquiteta faz sobre seu uso é nos ambientes mais úmidos. “Em banheiros ou áreas descobertas ele pode ficar muito liso e escorregadio quando molhado”, alerta Gisela. Vale ressaltar também que a aplicação do cimento queimado deve ser feita por um profissional qualificado. “É muito comum aparecer trincas de dilatação neste tipo de piso por ele ser uma superfície única, sem emendas. Se o piso não for bem feito, estas trincas tendem a crescer e danificar todo o seu ambiente”, conta a arquiteta. Por isso, os profissionais também recomendam o uso de juntas de dilatação ou frisos, como detalhes em ladrilho hidráulico, por exemplo.

Vantagens
A fácil manutenção é de longe a grande vantagem do cimento queimado. Sua limpeza pode ser feita apenas com pano úmido. Outro ponto a favor é a gama de cores que o material oferece, não se limitando apenas ao cinza. Amarelo, marrom, verde, azul, preto e vermelho são as opções de corantes que podem ser adicionados à massa. Há também o tecnocimento, um material semelhante ao cimento queimado, porém mais homogêneo, cuja massa já vem pronta e pigmentada na cor escolhida. O efeito mais rústico, porém, só é obtido com o cimento queimado. “Usei o cimento queimado recentemente na reforma de um apartamento no litoral, onde os proprietários queriam um local aconchegante e prático para passar os finais de semana”, resume Gisela, sobre as principais qualidades do material.