Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Edícula: pra que te quero!

Atualmente, muitas são as possibilidades de uso para a Edícula, aquela pequena construção que fica nos fundos ou na lateral do terreno e que tem acesso independente ao da casa principal. Ideias não faltam, desejos também! Mas tudo depende do projeto, que deve ser elaborado com base no tipo e tamanho do terreno, além de considerar o perfil e as necessidades do proprietário e moradores, bem como a sua capacidade de investimento.

Muito utilizada como área de serviço, dependência de empregada, quarto de hóspedes ou churrasqueira, a Edícula normalmente apresentava um dormitório, sala, cozinha, banheiro, garagem e uma lavanderia externa. “Outro tipo de uso, só que menos comum, era o de apoio temporário no caso de uma possível reforma na residência principal, assim como a utilização deste anexo por algum familiar”, exemplifica a arquiteta Patrícia Vertuan B. de Oliveira. “Atualmente, alguns destes usos da Edícula já não são mais tão comuns, principalmente, com a redução de tamanho dos lotes e com a mudança de hábitos e do perfil das famílias brasileiras”, complementa.

Assim, alguns novos usos têm se destacado no dia a dia desta pequena construção. Para quem gosta de fazer exercícios físicos, ela pode ser transformada em uma academia completa. Já para quem curte artes plásticas e artesanato, pode virar um ateliê. Mas, para quem precisa de um espaço mais reservado para trabalhar, nada melhor do que fazer da Edícula o seu escritório. “E para quem pensa que o atual uso da edícula está restrito somente a casas, precisa conhecer o conceito “town house”: uma Edícula desenhada para ficar na cobertura de edifícios de pequeno porte, de aproximadamente seis andares, e geralmente para ser utilizada como área de lazer coletiva ou privativa nesses empreendimentos”, explica Patrícia.

Tendências
O uso da Edícula para a churrasqueira é muito tradicional e ainda continua em alta, mas a tendência gourmet vem pedindo novidades, como fornos de pizza e fogões a lenha para reunir a família e amigos ao redor da mesa. Na contramão, a Edícula pode se tornar um espaço para cuidar do corpo e da mente, com SPA, piscina e ofurô. “O uso da Edícula como residência para abrigar familiares ainda é muito comum. Assim como os filhos que não pretendem sair de casa tão cedo podem contar com ela para ter o seu próprio “loft”, idosos que necessitam de cuidados especiais podem utilizá-la para ficarem mais próximos de seus familiares”, finaliza a arquiteta.

Veja abaixo, alguns projetos de Edícula.

Fonte: Google Imagens