Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Soluções sustentáveis para construir e reformar

Atualmente, um dos principais desafios da construção civil e da arquitetura é buscar soluções funcionais, sustentáveis e atraentes para poupar os recursos do nosso planeta. Seja na construção, com a redução dos resíduos e do impacto no meio ambiente. Seja com projetos que utilizam com mais eficiência os nossos recursos como a iluminação e a ventilação naturais.

O ideal é que o conceito de sustentabilidade esteja presente desde a etapa de concepção do projeto, com a previsão de todos os impactos gerados na fase da construção e até depois da conclusão da obra. Mas, felizmente, não são somente os novos empreendimentos que podem ser sustentáveis. Reformas sustentáveis são sempre bem-vindas.

energia-solar-casa-650x350

Para quem quer reformar ou construir, o Ministério do Meio Ambiente disponibiliza uma cartilha com orientações sobre como fazer moradias sustentáveis, além de dicas importantes sobre posicionamento solar, iluminação natural, manutenção da vegetação nativa e os sistemas de reaproveitamento de água da chuva.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, uma casa sustentável gera uma economia de aproximadamente 30% em sua manutenção, gasta menos água, energia elétrica e tem maior durabilidade, além dos ganhos ambientais e sociais.

Confira algumas dicas sustentáveis que ajudam a poupar os recursos naturais:

• Adapte seu projeto à topografia natural do terreno, reduzindo o impacto com a retirada de terra.
• Preserve as espécies nativas do terreno: elas garantem a estabilidade do solo e refrescam o ambiente.
• Aproveite a iluminação natural, ela proporciona economia de energia e é mais agradável do que a iluminação artificial.
• Otimize as condições de ventilação natural, garantindo ventilação cruzada nos ambientes.
• É possível economizar muito na conta de água utilizando torneiras e descargas ecológicas. Também é sustentável construir cisternas e aproveitar a água da chuva para regar jardins e lavar calçadas.

Para mais informações, baixe aqui a Cartilha de Construções Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente.