Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

5 dicas gerais para ter um animal de estimação no condomínio

 

A convivência entre o homem e o animal já acontece desde os tempos da caverna. Hoje menos selvagem, este convívio tem trazido muita alegria e harmonia para a vida das pessoas, mesmo àquelas que moram sozinhas e em apartamentos pequenos.

Não existe nenhuma lei que proíba a criação de animais em condomínios, porém deve haver bom senso e respeito às regras contidas na Convenção e Regimento Interno do prédio sobre este tema.Os animais mais comuns são os cães, gatos, peixes e pássaros.

Independente da espécie, nenhum síndico pode impedir alguém de ter um bicho de estimação em seu apartamento, pois é seu direito de propriedade. Porém, cabe ao síndico fazer com que as regras do condomínio sejam cumpridas e ao dono do animal, obediência às normas, condução adequada do animal, higiene e controle do comportamento em relação a terceiros.

Só um Juiz de Direito, depois de um processo, pode ordenar a retirada de um animal. Mesmo assim antes disso são apresentadas várias provas e argumentos a respeito do bom comportamento do bicho. Mesmo que seja votada na Convenção do Condomínio a proibição, ainda assim, o dono pode entrar com um processo judicial e exigir seu direito de propriedade. Existem muitos casos que já favorecem a permanência de animais em condomínios.

5 dicas gerais para ter um animal de estimação no condomínio

1. Sempre que andar com o cão pelo condomínio, use a coleira. Não saia sem guia. Lembre-se de que há pessoas que podem não gostar ou até mesmo ter pânico de cães.

2. Limpe a sujeira. Se acontecer do animal fazer as necessidades fisiológicas dentro do condomínio, providencie a limpeza imediatamente;

3. Se as regras do condomínio estabelecem que você não deve levar os cães na área da piscina, não o leve e evite criar problemas.

4. Quando for usar o elevador com o cão, use a caixa de transporte ou leve no colo. Caso o cão seja maior e você não consiga fazer isso, ao pegar o elevador, veja se tem alguém dentro. Se tiver, pergunte se a pessoa se importa do animal entrar com ela no elevador. Se ela responder sim, espere que ela desça onde precisar e só depois entre com o animal.

5. Pergunte para seus vizinhos se o seu animal está incomodando de alguma forma. Sempre é bom saber como ele se comporta quando você não está em casa.

Cães como companhia

Os cães ainda são os bichos preferidos de quem mora em apartamentos. Além de serem ótimas companhias, eles se adaptam muito bem e trazem inúmeros benefícos para a vida das pessoas. É claro que no caso de cachorro, por exemplo, as raças grandes acabam desfavorecidas, pois são cães com muita energia e podem desenvolver distúrbios psicológicos devido ao tamanho do espaço, porém com um bom adestramento e a dedicação do dono se o cão não manifestar perigo para os outros moradores pode ser autorizada a criação.

Neste caso, as pequenas raças são as mais indicadas, pois alguns exercícios, brincadeiras e caminhadas curtas já são o suficiente. Pesquisar o temperamento destas pequenas raças também é importante antes da escolha. Os Pinscher por exemplo são territorialistas e podem fazer muito barulho. O pequeno West Highland White Terrier necessita de muitos exercícios.

Já as raças Yorkshire Terrier, Poodle toy e Micro toy, Chihuahua, Shih tzu, Pug, Fox Terrier, Lhasa Apso, Schnauzer miniatura, Spitz e o Jack Russel Terrier por exemplo são opções seguras, dóceis, ideais para quem mora sozinho e em apartamento.

Benefícios

Além da companhia que nos fazem, os cães ainda apresentam uma super sensibilidade com os humanos. Estudos e pesquisas de diversas universidade pelo mundo apresentaram importantes razões para você ter um cão como companhia.

1. Eles compreendem a dor humana
2. Eles são capazes de reduzir o estresse no trabalho
3. Ajudam bebês a serem mais saudáveis
4. Ajudam você a manter uma boa forma física
5. Ajudam você a ser mais social
6. Idosos donos de cachorros vão menos ao médico
7. Auxiliam no combate a depressão

Fontes:

http://www.jornalistagelsons.com/news/cresce-o-numero-de-pessoas-que-optam-por-viver-sozinhas/

http://www.blupet.com.br/noticia/racas-de-cachorro-para-apartamento-10-caes-ideais-para-morar-em-locais-pequenos

http://awebic.com/animais/motivos-para-ter-cachorro/

http://www.blupet.com.br/noticia/pets-no-condominio-permitido-ou-proibido