Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Vida em condomínio: em prol do coletivo

Um bom dia pode começar com um sorriso, mas nem sempre ao encontrar aquele vizinho “barulhento” no elevador. O sonho da casa própria, seja num apartamento ou numa em uma casa em condomínio, pode não ser exatamente como imaginamos na prática da vida em comum. “Após a realização do desejo, nem todos estão dispostos a abrir mão dos seus interesses individuais para seguir as normas de boa convivência em um ambiente coletivo”, afirma a síndica Cristina Shiraishi.

Por isso, a dica para quem está comprando um imóvel em condomínio é conhecer mais a fundo as regras vigentes antes de começar a morar na casa nova. “Muitos problemas poderiam ser evitados no dia a dia se os condôminos tivessem um maior interesse em conhecer seus direitos e obrigações antes de residir no imóvel e, também, se participassem efetivamente das assembleias, contribuindo para o aprimoramento das relações condominiais”, comenta a síndica.

Da mesma forma, Cristian Irmes, síndico do Edifício Lifespace Estação, ressalta a importância do regimento interno para o bom convívio em condomínio porque nele as regras são bem estabelecidas. “No Lifespace Estação, por exemplo, aprovamos o regimento por um período de um ano e, após esse período, iremos convocar uma nova assembleia para discutir se ela foi bem aceita e se tem atendido as necessidades dos moradores com o objetivo de adequá-la ao perfil dos moradores”.

Mas como fica o síndico nesse contexto? Para Cristina, após a sua eleição em assembleia pelos condôminos, o síndico deverá fazer cumprir a Convenção e o Regulamento Interno de forma imparcial. “Através dos seus conhecimentos na área condominial, o síndico deverá praticar uma liderança promovendo ações conciliatórias, valorizando o trabalho dos funcionários, tendo firmeza para realizar o seu trabalho e sendo flexível para entender os processos de mudança”, acrescenta.

E quem pensa que ser síndico é uma tarefa que dispensa criatividade está muito enganado. Para envolver os condôminos, com o objetivo de promover um ambiente harmonioso e saudável, até aquela simples reunião de condomínio pode virar um evento imperdível. “Uma das coisas que resolvi na minha gestão como síndico, para incentivar o comparecimento às assembleias, é convidar os moradores para um café, almoço ou jantar. A primeira assembleia que fizemos para aprovar o regimento foi acompanhada de um delicioso café da manhã e, assim, as pessoas também puderam se conhecer melhor e trocar ideias”, conta o síndico do Lifespace Estação, Cristian Irmes.

Piscina do edifício Lifespace Estação

Espaço gourmet churrasco do edifício Le Parc

Tendência
Enquanto viver em condomínio está se tornando a melhor alternativa para quem busca mais comodidade e segurança, os novos empreendimentos vêm surpreendendo o público com soluções inovadoras, privilegiando cada vez mais a experiência dos moradores com várias opções de lazer e espaços temáticos de uso comum dentro do próprio edifício.

Acompanhando essa tendência, a síndica Cristina Shiraishi reforça: “ao Síndico é necessário discernimento para gerenciar as crises de forma positiva, preservando o patrimônio de todos. Já do morador espera-se disciplina, tolerância e respeito ao próximo para viver em coletividade”.